FRENTE PARLAMENTAR DO SETOR ELÉTRICO É CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRÁS

RADIOAGÊNCIA

26/02/2018 18h26

Assessores de frentes parlamentares ligadas ao setor elétrico se articulam contra a privatização da Eletrobras

Deputados querem debater melhor o tema em comissão geral no Plenário da Câmara em

Assessores de frentes parlamentares ligadas ao setor elétrico iniciaram, nesta segunda-feira (26), a articulação conjunta contra a privatização da Eletrobras. Além de ajustar as ações regionais sobre o tema, as frentes querem realizar uma comissão geral no Plenário da Câmara dos Deputados e promover, em abril, um amplo fórum nacional com a participação dos movimentos sociais.

A privatização da Eletrobras tramita na Câmara por meio de um projeto de lei (PL 9463/18) do Executivo. O relator da proposta, deputado José Carlos Aleluia, do DEM da Bahia, já manifestou a intenção de aprová-la até abril, pelo menos na comissão especial que analisa a matéria. Porém, a coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Elétrico Brasileiro, deputada Érika Kokay, do PT do Distrito Federal, sustenta que a complexidade do tema exige ampla e prévia discussão com a sociedade.

"Nós estamos falando da maior holding do setor elétrico de toda a América Latina, da 16ª maior empresa de energia do mundo e que tem 30,7% da capacidade de geração de energia do Brasil. Quando se trata de patrimônio do povo brasileiro, o mínimo que se deveria ter é a preocupação de saber o que pensa o povo brasileiro. Nenhuma dessas empresas que foram construídas como patrimônio desse país deveria ser privatizada sem que houvesse um referendo popular".

Érika Kokay teme que a privatização da Eletrobras encareça as contas de luz e atrapalhe a universalização do acesso à energia elétrica. Entre as propostas articuladas pelas frentes parlamentares contrárias à privatização, estão uma comissão parlamentar de inquérito para investigar irregularidades nesse processo, e a mobilização de governadores, sobretudo os do Nordeste, que já manifestaram preocupações com a venda da Chesf - a Companhia Hidrelétrica do São Francisco -, uma das subsidiárias da Eletrobras.

Reportagem - José Carlos Oliveira