ANBENE REPUDIA DISCRIMINAÇÃO E ASSÉDIO MORAL

A ANBENE - Associação Nacional dos beneficiados pela Lei 8.878/94 vem a público para repudiar peremptoriamente o posicionamento arrogante e discriminatório de perseguição  de uma minoria de servidores agentes agropecuários na delegacia do Ministério da Agricultura do estado do Tocantins - TO ao nobre companheiro EUSTÁQUIO FERREIRA DOS SANTOS recentemente  empossado como Chefe da Defesa Agropecuária da Superintendência Federal de Agricultura do Estado do Tocantins - TO, por deferência meritocrática do atual Superintendente Federal de Agricultura do TO, pelo Secretário Executivo Ministério da Agricultura e pelo próprio Ministro.
Muito nos entristece que o então Presidente da Anffa Sindical possa apoiar as atitudes desta minoria de servidores agentes agropecuários na delegacia do Ministério da Agricultura em uma total demonstração de desconhecimento dos reais fatos, denegrindo e desqualificando discriminatoriamente não apenas o nobre servidor EUSTÁQUIO FERREIRA DOS SANTOS, mas toda a classe de valorosos e abnegados servidores administrativos do Ministério da Agricultura, dos quais nos orgulhamos e respeitamos, ao se referir que não passa de um servidor administrativo e que o mesmo não possui méritos. (transcrevo abaixo trecho da opinião e palavras do Presidente da Anffa abaixo para que não reste nenhuma dúvida do posicionamento sectário, injusto, desrespeitoso, desconhecedor  e sem o menor equilíbrio e juízo de valor necessário e exigido para um Presidente de uma instituição).

"A indignação dos Fiscais Federais Agropecuários de Tocantins com a nomeação de um servidor administrativo para o cargo de Chefe da Divisão de Defesa Agropecuária no Estado foi motivo de reunião com o presidente da Anffa Sindical, Wilson Roberto de Sá, na última segunda-feira (31/3).

A reunião ocorreu na sede da Superintendência no Estado do Tocantins os Fiscais Federais Agropecuários e contou com a presença de todos os filiados.

O presidente reiterou que tal situação é inadmissível no momento em que se procura a implantação de um processo meritocrático no Ministério da Agricultura e que a nomeação de um servidor sem intimidade com as atividades de fiscalização pode trazer graves prejuízos para administração pública, além de ferir aos princípios de eficiência e economicidade na administração pública.

Segundo Wilson, o Sindicato não ficará inerte diante de tal afronta. Ele informou que realizará a próxima reunião da Direx (Diretoria Executiva) no estado, buscando assim chamar a atenção do país para o tema, já que a nomeação abre precedente extremamente perigoso e danoso para o Ministério da Agricultura..." 

Temos um grande respeito pela grande maioria dos Fiscais e Agentes do Ministério da Agricultura, pois acreditamos que a opinião do então Presidente da Anffa quanto ao nobre servidor EUSTÁQUIO FERREIRA DOS SANTOS não traduz a opinião da maioria desses valorosos companheiros.

A BEM DA VERDADE CABE-NOS ESCLARECER, EM DEFINITIVO TAL SITUAÇÃO A PÚBLICO E EM ESPECIAL AO SENHOR PRESIDENTE DA ANFFA e AGENTES DO ESTADO DO TOCANTOS – TO:

1. O servidor EUSTÁQUIO FERREIRA DOS SANTOS é um anistiado pela Lei 8.878/94, ex-funcionário do extinto Banco Nacional de Crédito Cooperativo que teve suas atribuições e funções absorvidas pelo Ministério da Agricultura, portanto também um agente legítimo do MAPA;

2. O nobre EUSTÁQUIO é um engenheiro agrônomo competente com 44 (quarenta e quatro) anos de serviço público e 30 (trinta)  de militância em vários setores ligados à agricultura e ao agronegócio, exercendo-a sempre com esmero e honras, portanto há que se respeitar e reconhecer a experiência do calibre deste servidor que presta com dignidade seu trabalho e experiência MERITOCRÁTICAMENTE junto à Superintendência Federal de Agricultura do estado do Tocantins;

3. A recomendação honrosa e merecida foi referendada pelo Ilmo. Senhor Superintendente Federal de Agricultura do Tocantins e demais gestores maiores do Ministério da Agricultura.

Nesse contexto, a ANBENE não comungará dessas opiniões equivocadas, perseguição discriminatória, assédio moral e desrespeito de uma minoria que se coloca acima do bem e do mal, tentando fazer valer à força e a “fórceps” uma VAIDADE DESCOMENSURADA E DESREIPEITOSA. A ANBENE Respeita a ANFFA, mas não comungará dessa INTOLERÂNCIA que se instalou em uma minoria de agentes do estado do TO. Desejamos o valor da convivência e do diálogo harmonioso em prol do crescimento e valorização do MAPA. Todavia estaremos preparados administrativamente e judicialmente contra quaisquer atos ou tentativas de difamação, injúria, assédio moral e perseguição administrativa para fazer valer a justiça e a meritocracia de todos os anistiados bem como do valoroso companheiro Sr. EUSTÁQUIO FERREIRA DOS SANTOS da SFA/TO.

A VERDADE SEMPRE PREVALECERÁ.

 

Amilton Silva

Presidente Nacional da ANBENE