PRESIDENTE DA ANBENE É INCLUIDO EM REQUERIMENTO PARA FALAR PELOS ANISTIADOS DA MP 791
COMISSÃO MISTA DESTINADA A PROFERIR PARECER SOBRE A MEDIDA PROVISÓRIA NÚMERO 791, QUE CRIA A AGÊNCIA NACIONAL DE MINERAÇÃO E EXTINGUE O DEPARTAMENTO NACIONAL DE PRODUÇÃO MINERAL REQUERIMENTO Nº , de 2017.
(do Dep. Chico Alencar-PSOL) Requer seja incluído nas Audiências Públicas aprovadas pelo atual plano de trabalho os nomes de especialistas em temas importantes para a Comissão Especial proferir parecer.
Senhor Presidente,
Requeremos, nos termos regimentais, a inclusão dos seguintes nomes nas audiências públicas criadas para debater a criação da Agência Nacional de Mineração feita pela Medida Provisória em questão:
- Representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio);
- Representantes do CNQ/CUT, da CNTI/NCST;
- Presidente Nacional da ANBENE .
REQUERIMENTO Nº , DE 2017.
Requeiro, com fundamento no art. 255 do Regimento Interno, que o senhor Amilton Silva, Presidente Nacional da Associação Nacional dos Beneficiários da Lei 8.878/1994 – ANBENE, seja ouvido em Audiência Pública destinada a debater a Medida Provisória nº 791, de 2017.
JUSTIFICAÇÃO
A Medida Provisória nº 791/2017 cria a Agência Nacional de Mineração e extingue o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Essa nova Agência, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, é destinada a implementar as políticas nacionais para o setor de mineração, compreendidas a normatização, a gestão de informações e a fiscalização do aproveitamento dos recursos minerais no País.
A MPV 791/17 também estabelece que a nova Agência assumirá as funções atualmente exercidas pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), órgão criado em 1934, vinculado ao Ministério de Minas e Energia, responsável pela outorga e fiscalização das concessões minerais no País.
Para debater de forma adequada a proposta de extinção do DNPM e a criação da Agência Nacional de Mineração como um órgão de regulação de fato, é importante ouvirmos a entidade representativa dos servidores anistiados pela Lei 8.878/1994, que compõem também a força de trabalho do DNPM, que poderá expor a importância do aproveitamento destes servidores públicos na ANM – Agência Nacional de Mineração.
Diante do exposto, considerando muito importante que se ouça esses servidores, pedimos apoio dos nobres Pares desta Comissão.
Sala da Comissão,
Senador Hélio José
Audiência
interativa
A audiência será interativa. Os cidadãos que acompanharem
poderão participar enviando perguntas aos parlamentares e debatedores pelo site http://senado.leg.br/ecidadania.
Fonte: Senado Federal