INSS SERVIÇOS POR INTERNET - RECURSO, REVISÃO E CÓPIAS DE PROCESSOS PODERÃO SER FEITOS POR INTERNET
Recurso, revisão e cópia de processos do INSS podem ser feitos pela internet
Além do aplicativo, os segurados também poderão buscar esses serviços pelo telefone 135. A partir dessa segunda (13), esses serviços não serão mais disponibilizados nas agências do INSS.
Por G1 — Brasília
13/05/2019 15h59 Atualizado há 24 minutos
O Ministério da Economia informou que, a partir desta segunda-feira (13), os serviços de revisão, recursos e cópia de processos serão realizados somente pelo portal "Meu INSS", pelo aplicativo com o mesmo nome ou por meio do telefone 135.
· Revisão: é quando o segurado não concorda com o valor do benefício;
· Recurso: é quando não concorda com a decisão do INSS em relação ao pedido.
Ao pedir um desses serviços, o segurado será atendido totalmente à distância, sem precisar, como antes, ir à agência para levar documentos e formalizar o pedido. "Ele só vai ao INSS se necessário", acrescentou o Ministério da Economia.
De acordo com o governo, estes serviços representam uma média de mais de 70 mil atendimentos presenciais por mês.
"Agora, poderão ser realizados sem sair de casa, o que proporcionará mais conforto e economia ao cidadão que não precisará se deslocar até uma agência – inclusive em outras cidades – para acessar os serviços", acrescentou o Ministério da Economia.
Transformação Digital
O governo informou que a mudança nos serviços representa um dos primeiros resultados do projeto de Transformação Digital pelo qual o INSS está passando e que consiste na ampliação da oferta de serviços digitais para a melhoria do atendimento público.
"Essas entregas apenas foram possíveis em razão de uma inédita parceria institucional entre INSS, Dataprev, Secretaria de Governo Digital e Secretaria Especial de Modernização do Estado da Presidência, em que juntos, a partir de uma sinergia que beneficiará especialmente o cidadão brasileiro, promoverão a transformação digital do INSS e de todo Governo Federal", afirmou o presidente do INSS, Renato Vieira.
Meu INSS
O governo lembrou que, no portal "Meu INSS", é possível que os segurados acessem vários serviços além de atualizar dados tais como endereço e telefone.
A senha inicial para acesso ao Meu INSS pode ser obtida no próprio site/app, ou por meio do Internet Banking da rede credenciada (Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob, Sicredi). O telefone para tirar dúvidas é o 135.
Para acessar os serviços de cópia de processo, revisão e recurso pelo Meu INSS, o governo informou que o segurado tem que ir em "Agendamentos/Requerimentos", escolher o requerimento ou clicar em "novo requerimento", atualizar os dados caso seja pedido e, logo em seguida, escolher a opção "Recurso e Revisão" ou "Processos e Documentos", se o que se busca é uma cópia de processo.
Fonte: G1/INSS