REVISÃO DA VIDA TODA - ENTENDA SE SERÁ VANTAGEM OU NÃO
CARAS(OS) ASSOCIADAS(OS).
ASSISTA O VÍDEO ABAIXO CLICANDO NA IMAGEM OU NO LINK DO YOUTUBE.
ENTENDA QUEM TEM DIREITO À REVISÃO DA VIDA TODA, PARA MELHORAR SUA APOSENTADORIA OU PENSÃO.
MAS É IMPORTANTE OBSERVAR SE É VANTAGEM OU NÃO FAZER A REVISÃO.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=nVRcvqsa3-I
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta sexta-feira (25) para que aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tenham direito à chamada "revisão da vida toda".
Quem pode pedir a revisão da vida toda Para se beneficiar da "revisão da vida toda", é preciso preencher os seguintes requisitos: Ter aposentadoria com data de início entre 29/11/1999 e 12/11/2019, para que tenha havido a aplicação da regra de transição contida no artigo 3º da Lei 9.876/1999 – neste caso, a média salarial calculada pelo INSS para pagar a aposentadoria foi feita com os 80% maiores salários desde julho de 1994, quando o Plano Real passou a valer; Ter recebido o primeiro pagamento do benefício nos últimos 10 anos, desde que seja antes da reforma da Previdência, que entrou em vigor em novembro de 2019; Ter começado a contribuir com o INSS antes de julho de 1994.
Pode pedir a revisão somente quem recebeu o primeiro pagamento do benefício previdenciário nos últimos 10 anos, em razão do prazo decadencial. Esse prazo é contado a partir do mês seguinte à data em que o segurado recebeu a primeira aposentadoria.
Caso o segurado tenha feito algum pedido de revisão nos últimos 10 anos, o prazo é interrompido e só recomeça a contar depois da resposta do INSS.
Se o instituto não se manifestou sobre o pedido de revisão, o protocolo pode ser usado como prova. “Por isso, é importante ingressar com ação na Justiça o mais rápido possível para conseguir ter o direito julgado de acordo com a decisão da corte superior”, orienta Badari.
Caso o aposentado há menos de 10 anos queira revisar seu benefício, deverá realizar um cálculo prévio com a conversão das moedas anteriores para verificar se realmente o benefício será aumentado.
Quais benefícios podem ser revistos?
Os benefícios do INSS que podem ser contemplados com a "revisão da vida toda" são: aposentadoria por idade aposentadoria por tempo de contribuição aposentadoria especial aposentadoria da pessoa com deficiência aposentadoria por invalidez pensão por morte Essa revisão poderá ser pedida pelos trabalhadores que começaram a contribuir para o INSS antes de 1994 e que se aposentaram depois de 1999.
No vídeo acima você vai saber:
- Foi aprovada a revisão da vida toda?
- Quem tem direito à revisão da vida toda?
- O que é a revisão da vida toda?
- Qual o prazo para entrar com revisão da vida toda?
- Qual o prazo para entrar com revisão da vida toda?
- Como está a revisão da vida toda no STF?
- Como fazer o cálculo da revisão da vida toda?
- Quem pode pedir a revisão da vida toda?
- O que é a revisão da vida toda?
Fonte: INSS