GOVERNO ACENA COM AUMENTO SALARIAL PARA SERVIDORES E ANISTIADOS

Governo fala em 9% de reajuste linear e servidores cobram que proposta seja formalizada

Governo fala em 9% de reajuste linear e servidores cobram que proposta seja formalizada

 Públicado: 16/02/2023    

Na primeira reunião depois da reinstalação da mesa de negociação permanente com servidores federais, o governo fala em 9% de reajuste linear, como adiantado ao jornal Folha de São Paulo pela ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. Mas os servidores cobram formalização da proposta. "Palavras o vento leva". Nessa quinta-feira, 16, a partir das 18 horas. Nova reunião já foi  confirmada para o dia 28 desse mês. 

Acompanhe: 

"A espera é de que as entidades recebam o mais rápido possível essa proposta formal para podermos avançar nesses debates tão urgentes para a categoria”. A Ministra da Gestão Esther Dweck mencionou que a intenção do governo é que o reajuste seja aplicado já em abril. A ministra também mencionou intenção de realização de concursos já esse ano para premiação de força de trabalho no setor público. Além do auxílio-alimentação, a reclamação inclui outros, principalmente a dependência dos planos de saúde que abrangem ativos, aposentados e pensionistas. Vale lembrar que o Geap, plano de autogestão que atende a maioria dos servidores e seus familiares, anunciou aumento de 9% nas mensalidades. 

A situação da maioria dos servidores do funcionalismo é de sete anos de arrocho e congelamento salarial. Frente ao contexto, uma substituição emergencial segue prioritária com a espera de edição de Medida Provisória (MP) que garante o cumprimento imediato do que for negociado com representantes dos servidores do Executivo Federal. 

Condsef/Fenadsef