TRABALHO DE ENTIDADES JUNTO AO MINISTÉRIO DA GESTÃO

CONDSEF, Sindsep-DF e Anbene trabalham para correção da tabela dos anistiados com direção da Abinto:

A direção do Sindsep-DF se reuniu na tarde da terça-feira com o chefe de gabinete da Diretoria-Geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Luiz Carlos Nóbrega Nelson, para tratar da Medida Provisória de reestruturação da carreira dos servidores do órgão. Além do secretário-geral Oton Pereira Neves, participaram da reunião os servidores do órgão João Luiz Batista (Cocada), diretor adjunto na Secretaria de Organização e Patrimônio do Sindsep-DF; José Alves da Silva Filho, tesoureiro na Seção Sindical do Sindsep-DF na Abin e anistiado (lei 8.878/94); João Ivoneio Bezerra e José Rogério Chaves Cavalcante.

Neves iniciou a reunião falando sobre a necessidade de inclusão de todos os servidores ocupantes dos cargos de “Apoio” e de “Informação” na carreira da Abin que está sendo reestruturada por meio de uma medida provisória. “Este é o momento de corrigir essa injustiça e incluir todos os servidores do quadro da Abin na MP que reestrutura a carreira”, afirmou.

Os sindicalistas também cobraram a correção da tabela dos servidores anistiados da Lei 8.878/94 – demitidos do governo Collor – que foram reintegrados ao órgão e hoje sofrem com a profunda defasagem salarial. “É um absurdo o servidor receber o valor certo no contracheque e no mesmo documento sofrer um desconto de uma diferença reduzindo bruscamente sua remuneração. Mais absurdo ainda é o argumento afirmar que o desconto é em função de o servidor ter sido enquadrado na faixa salarial errada”, afirmou Neves. O assunto também será discutido na Mesa Temporária de Negociação dos Anistiados já anunciada pela Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (SRT/MGI), mas ainda sem data de instalação.

O secretário-geral do Sindsep-DF também solicitou ao chefe de gabinete da Abin uma cópia da versão atualizada da medida provisória. No entanto, por se tratar de uma agência de inteligência, o processo corre em sigilo e, por esta razão, Nelson sugeriu que o sindicato faça essa solicitação diretamente ao MGI.

 

O Sindsep-DF e a Condsef continuarão acompanhando a questão junto à Abin e ao MGI para garantir que sejam corrigidas todas as injustiças com os servidores do órgão.

Fonte: Sindsep