ATENÇÃO PARA FRAUDES DE QUADRILHAS QUE UTILIZAM TELEFONES FALSOS DO JURÍDICO DA ANBENE
QUADRILHA TENTA APLICAR GOLPES EM ASSOCIADOS DA ANBENE - FIQUE ATENTO E SIGA AS INSTRUÇÕES - FIQUEM ATENTOS. ATENTEM PARA OS TELEFONES FALSOS E LIGAÇÕES FRAUDULENTAS. MUITA ATENÇÃO.
ALERTA Nº 03
MUITA ATENÇÃO - DESCONFIEM DE LIGAÇÕES DE NÚMEROS FALSOS - É GOLPE
PREZADOS ASSOCIADOS (AS)
MAIS UMA VEZ ALERTAMOS QUE FRAUDADORES FEITO LIGAÇÕES E ENVIADO E-mails EM NOME DE ADVOGADOS FALSOS COM SOLICITAÇÕES DE DINHEIRO PARA ADIANTAMENTO DE PAGAMENTO DE PRECATÓRIOS.
JÁ ACIONAMOS A POLÍCIA FEDERAL QUE JÁ ESTÃO ATRÁS DESSA QUADRILHA. PORTANTO FIQUEM ATENTOS:
1. A ANBENE JÁ ALERTOU OS ÓRGÃOS OFICIAIS;
2. AO RECEBEREM E-mails SUSPEITOS OU LIGAÇÕES DESSA NATUREZA DENUNCIE IMEDIATAMENTE PARA A ANBENE QUE JÁ ESTÁ EM CONJUNTO COM A POLÍCIA FEDERAL NO ENCALÇO DA QUADRILHA;
3. PEDIMOS QUE ALERTEM OS COLEGAS DE TRABALHO PORQUE NÃO É SÓ COM OS ASSOCIADOS DA ANBENE, ESTÃO ASSEDIANDO ASSOCIAÇÕES CO-IRMÃS E SERVIDORES PÚBLICOS.
LEIAM O TEXTO ABAIXO COM MAIORES INSTRUÇÕES PARA DENUNCIAR QUAISQUER LIGAÇÕES E E-mails SUSPEITOS. FIQUE SEMPRE ALERTA. SOMENTE ATRAVÉS DOS CANAIS OFICIAIS DA ANBENE E DO JURÍDICO SÃO AUTORIZADOS PARA QUAISQUER COMUNICAÇÕES. A ANBENE E O JURÍDICO NÃO POSSUEM INTERMEDIÁRIOS PARA SUAS AÇÕES INSTITUCIONAIS.
COMBATE ÀS FRAUDES: Estelionatários se passam por integrantes do CNPS para aplicar golpe
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Fraudadores estão utilizando o nome do Conselho Nacional de Previdência Social para oferecer benefícios previdenciários e extorquir cidadãos
A Secretaria de Previdência, do Ministério da Fazenda, alerta aos cidadãos brasileiros contra golpes que têm se tornado recorrentes nos últimos anos. Estelionatários têm se passado por advogados ou integrantes do Conselho Nacional de Previdência Social com objetivo de extorquir os cidadãos com falsas alegações de que podem pagar precatórios.
A atuação dos fraudadores costuma acontecer da seguinte forma: os criminosos entram em contato, por telefone, com anistiados e servidores passando-se por integrantes do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) e advogados falsários, sob a falsa alegação de que o cidadão teria direito a receber valores atrasados de benefícios pagos pela Previdência Social ou precatórios, eles pedem ao segurado que informem dados pessoais e solicitam o depósito de determinada quantia em uma conta bancária, para liberar um pagamento que não existe.
Revisão de benefícios – Em outras situações, os criminosos abordam os segurados e afirmam que estes teriam direito a receber valores referentes a uma falsa revisão de benefícios concedidos à época do governo Collor. Mas na verdade trata-se de um golpe. Todas as revisões de benefícios realizadas pela Previdência são baseadas na legislação e os segurados não precisam realizar nenhum pagamento para ter direito a qualquer benefício.
A abordagem varia. Há situações também em que os estelionatários enviam documentos a segurados se passando por uma falsa “Auditoria Geral Previdenciária”, convocando-os a uma “Chamada para Resgate”. Segundo o documento, os segurados teriam direito a resgaste de valores devidos a participantes de carteiras de pecúlio que teriam sido descontados da folha de pagamento como aposentadoria complementar.
A Previdência esclarece que não entra em contato com seus segurados por meio desse tipo de correspondência, muito menos tem algum tipo de relação com planos de previdência complementar para segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os benefícios que são pagos mensalmente pelo INSS são da previdência pública, contributiva por todos os trabalhadores filiados ao Regime Geral de Previdência Social.
Dados pessoais – A Previdência informa aos cidadãos que não solicita dados pessoais dos seus segurados por e-mail ou telefone e também não realiza nenhuma forma de cobrança para prestar o atendimento nem realizar seus serviços. A principal recomendação da instituição para os seus segurados é que não utilizem intermediários para entrar em contato com a Previdência e, em hipótese alguma, depositem qualquer quantia para ter direito a algum benefício previdenciário.
O cidadão pode telefonar para a Central 135 e agendar uma visita a uma Agência da Previdência Social (APS), onde será atendido por um servidor especializado que tomará as providências cabíveis e prestará todos os esclarecimentos necessários. A Previdência também alerta a população para que não forneça os seus dados pessoais para terceiros, já que estes dados podem ser utilizados para fins ilícitos. Todos os serviços da Previdência Social são gratuitos.
Caso o cidadão seja vítima desse tipo de abordagem, a Previdência orienta este para que não efetue nenhum depósito em conta bancária ou forneça seus dados pessoais para terceiros que se passam por representantes do órgão. É importante também que o cidadão registre imediatamente um boletim de ocorrência na Polícia Civil e comunique o fato à Ouvidoria Geral da Previdência Social. Para entrar em contato com a Ouvidoria, basta ligar na Central 135 ou acessar a página do Secretaria da Previdência Social (www.previdencia.gov.br) na internet.
Serviço de inteligência – Em caso de golpes, que gerem prejuízos para a Previdência Social, a Assessoria de Pesquisa Estratégica e Gerenciamento de Risco (APEGR), setor de inteligência da Secretaria de Previdência, atua em conjunto com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal. As ações executadas pela APEGR buscam coibir a prática de ilícitos criminais contra a Previdência, praticados por grupos, quadrilhas e organizações criminosas.
Nos casos de golpes contra o segurado, em que não há prejuízo para a Previdência Social diretamente, os cidadãos devem registrar ocorrência junto a Polícia Civil e fazer o registro na Ouvidoria da Previdência Social (Central 135).
Fonte: Ligia Borges (Ministério do Trabalho em conjunto com a Polícia Federal)
(61) 2021-5009 e 2021-5109
Secretaria de Previdência